Gestão estratégica
O estabelecimento de uma estratégia de marketing efetiva começa com uma avaliação detalhada e criativa, tanto das capacidades da empresa, seus pontos fortes e seus pontos fracos em relação à concorrência, como das oportunidades e ameaças apresentadas pelo ambiente. Com base nessa análise, será formulada a estratégia central da empresa, identificando-se os objetivos de marketing e o enfoque mais amplo para atingi-los.
Na criação do posicionamento da empresa são selecionados e/ou identificados os mercados-alvo. É definida a vantagem diferencial ou vantagem competitiva da empresa. Isso resulta na criação do posicionamento competitivo da organização e naquilo que ela oferece.
No nível da implementação, é preciso que se crie uma organização de marketing capaz de colocar a estratégia em prática. Implica o estabelecimento de um mix de produtos, preço, promoção e distribuição que levam tanto o posicionamento como os próprios produtos e serviços para os mercados-alvo.
A estratégia central é uma declaração tanto dos objetivos da empresa como das estratégias mais amplas que ela usará para atingi-los. Os três componentes principais são: 1. Definir a finalidade ou missão do negocio; 2. Analisar o perfil das capacidades da empresa, ou de seus pontos fortes e fracos; 3. Examinar o setor (os clientes e os concorrentes) em que empresa opera ou deseja operar.
A definição da finalidade do negocio exige que a empresa faça a si mesma as perguntas fundamentais propostas por Levitt há mais de um quarto de século. Em que negócio estamos? Em que negócio queremos estar?
Isso por afetar todo o direcionamento estratégico da empresa.
Os elementos que compõem uma declaração efetiva da missão são:
-Intenção estratégica ou visão de onde a organização quer estar