Gestão Estratégica
Estratégia é um conceito há muito tempo explorado, tendo seu surgimento na Grécia antiga em épocas de guerras travadas e conquistadas a partir de uma estratégia militar, tendo seu conceito modificado diversas vezes ao longo dos anos. Este ainda denotava a ação de conduzir o exército à vitória, utilizando-se dos melhores meios para vencer o seu inimigo. Depois de muitas interpretações, este termo, uma vez inserido no mundo corporativo, passou a significar habilidades de gestão, porém ainda mantido a sua antiga conotação, de ser o caminho para o sucesso.
Hoje em dia, vemos muitos autores que definem em usas palavras o conceito de estratégia. Mesmo com toda a sabedoria e conhecimento destes acadêmicos, não podemos nos prender aos conceitos formais e as “puras verdades” já inseridas na nossa percepção do mundo atual. Não estou afirmando que estes autores estão equivocados, mas no mundo corporativo, tão competitivo atualmente, é sempre fundamental ter uma visão diferenciada e capaz de surpreender positivamente a todos.
Primeiramente, analisando o lado acadêmico, vemos que o conceito de estratégia e o modo de pensar e agir estrategicamente vem sendo discutido e modificado ao longo dos anos a partir de um novo desenvolvimento a ocorrer no campo empresarial e nos modelos de negócio. A seguir, trarei algumas proposições realizadas por esses diversos autores, e como cada um analisa o conceito de estratégia.
"Estratégia é o padrão de objetivos, fins ou metas e principais políticas e planos para atingir esses objetivos, estabelecidos de forma a definir qual o negócio em que a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai ser." Learned, Christensen, Andrews, Guth (1965) Andrews (1971).
"Estratégia é um plano unificado, englobante e integrado relacionando as vantagens estratégicas com os desafios do meio envolvente. É elaborado para assegurar que os objetivos básicos da empresa são atingidos." Jauch e Glueck (1980).
"Estratégia competitiva são ações