Relatorio de pratica de ordenha
09 de Julho de 2013
Guanambi - BA
Discente: Thays Aranha Barbalho;
Docente: Gilson Matiolli;
Disciplina: Tecnologia de Processamento de Leite e Derivados
Turma: 2°“AB”;
Curso: Médio integrado ao técnico em Agroindústria.
Relatório: Ordenha Higiênica.
09 de Julho de 2013
Guanambi - BA
Introdução.
O leite que bebemos nem sempre e de qualidade. E essa qualidade depende de muitos fatores como genética, saúde e nutrição do animal além da higiene do local, manipulador e materiais utilizados.
Para manter a qualidade do leite deve-se seguir certos padrões de higiene do local (deve ser mantida caso o animal defecar), as mãos do manipulador, maquina de ordenha (caso seja mecânica) e dos tetos que não devem atingir o ubre, além da aplicação do pré-dipping durante deve haver o completo esvaziamento do ubre após a ordenha a aplicação do pós-dipping.
Caso a ordenha seja com o bezerro ao pé não há a aplicação, do pré e o bezerro deve estar todo tempo ao lado da mãe para que ela se sinta mais tranquila na ordenha ubre não deve ser esvaziado caso o bezerro dependa unicamente do leite da mãe o bezerro deve se alimentar e os manipuladores esperar e só ai há a aplicação do pós-dipping a testes como o de mastite devem ser realizados todos os dias em todos os animais, o teste de mastites são divididos em 2: o de mastite clinica (caneca de fundo preto), e o de sub-clinica (raquete com reagente).
Esta pratica teve como objetivo a observação da correta forma de ordenha para obter-se um leite de qualidade como produto final.
Materiais e métodos.
Materiais:
Água;
Detergente;
Papel Toalha;
Pré-dipping;
Água,
Água Sanitária.
Pós-dipping;
Iodo,
Glicerina.
Caneca de fundo preto;
Raquete de teste de mastite;
Reagente;
Balde;
Ordenha mecânica.
Métodos:
1. Higienize o local de ordenha com água e sanitizante;
2. Trazer o animal;
3.