Gestão Estratégica de Pessoas
Marcelo Costalonga (UCDB-MS) mcostalo@hotmail.com
Pós Graduação em Gestão de Projetos
Gestão Estratégica de Pessoas
A2_GEP
RESUMO
A Gestão de Pessoas é um desafio delicado e sensível, que deve ser desenvolvido pelo profissional que tem sob a sua responsabilidade e comando, os funcionários e colaboradores de uma organização. Desta forma, ela é contingencial, estratégica e situacional. Contudo, depende muito da cultura predominante e da estrutura organizacional adotada em cada instituição e, mais ainda, depende das peculiaridades do ambiente, do ramo de negócio, das políticas internas e externas adotadas, das suas funções e processos e de inúmeras outras variáveis não menos importantes, que possam afetar a estrutura organizacional de cada empresa.
Palavras – Gestão de pessoas; desafios; organizações e recursos humanos.
1. O Papel do Gestor de Pessoas
Ser o agente integrador entre capital humano e os objetivos estratégicos de uma organização, tanto interna quanto externamente aos domínios desta.
2. Justificativa
A gestão do conhecimento delineia a nova ordem econômica das empresas e, sob esse novo modelo surgem desafios para um dos mais comentados setores da Administração, a Gestão de Pessoas. Aptidões e habilidades não são os únicos requisitos para o bom desempenho das pessoas, pois, atualmente, a motivação para trabalhar também tem de ser levada em conta. Essa motivação deve ser influenciada pelo gestor e, é essa influência sobre a equipe que causa impactos nos resultados estratégicos da organização. O desafio do novo gestor de pessoas não compreende simplesmente saber gerenciar os recursos humanos, agregando valor para a organização e gerando melhores resultados através das pessoas. O foco principal das empresas bem sucedidas tem sido agregar valor às pessoas de maneira contínua e intensa para enriquecer seu próprio patrimônio, melhorar seus processos internos e incrementar a qualidade e a produtividade em geral. Os