Gestão estratégica de performance fiat
Belo Horizonte, 02 de Abril de 2013.
O presente trabalho tem como objetivo a contextualização da empresa FIAT AUTOMÓVEIS em seu mercado, bem como a análise dos sensos estratégicos que a envolve sua missão, visão e posicionamento estratégico.
Atuando no Brasil desde 1976, instalou sua linha de produção no município de Betim em Minas Gerais. Hoje, se apresenta como uma líder de vendas em seu segmento chegando a registrar no último ano seu melhor desempenho desde que começou suas atividades em nosso País. Seus números foram expressivos em 2012, aonde, de janeiro a dezembro emplacou 838.219 veículos, o que representa um crescimento de 11,1% em relação ao ano de 2011, apresentando, dessa forma, uma expansão de 10,2% em relação ao recorde de vendas anterior da empresa, alcançado em 2010.
A empresa, atualmente, se encontra diante a um importante ciclo de investimentos na ordem de R$ 10 bilhões entre 2011 e 2014, o que possibilitará uma ampliação da capacidade da fábrica para 950 mil unidades anuais. O bom momento vivido pela empresa se reflete em seu mais novo investimento, que é a implantação de sua segunda fábrica no Brasil, que está sendo construída em Goiana no Estado de Pernambuco, e terá capacidade para produzir até 250 mil unidades por ano.
Realizando investimentos contínuos, objetivando o desenvolvimento de novos produtos com tecnologias cada vez mais inovadoras, a FIAT se apresenta como uma empresa que se propõe a oferecer automóveis de qualidade em sintonia as aspirações de seus clientes.
Em que pese os recordes de vendas, o constante investimento e a busca pela excelência, a FIAT, assim como todas as fabricantes tradicionais, enfrentam atualmente a grande concorrência de novas montadoras, principalmente as asiáticas, que oferecem automóveis cada vez mais completos, com desgin inovadores a preços competitivos. Nesse contexto, importante analisarmos o senso estratégico da FIAT, ou seja, sua