carga tributaria
Neste contexto a implementação nas organizações de sistemas de gestão ambiental (SGA) tem aumentado significadamente, verificando-se a nível mundial um crescimento considerável do número de entidades que solicitam a certificação dos respectivos SGA.
Será apresentado neste estudo, primeiramente de uma forma genérica de estratégias e procedimentos adotados num SGA.
Para um maior entendimento, será apresentado um estudo de caso, utilizando a empresa Fiat – GM Automóveis que nos mostrará com maiores detalhes a operacionalização do SGA implantado.
1. SGA – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
A implementação de um SGA deve resultar de uma estratégia traçada pelos órgãos de topo de uma organização, resultando num forte compromisso da organização com o SGA, implementando-o e aperfeiçoando-o.
O planejamento do SGA deve ter em consideração a detecção dos fatores chave de satisfação do cliente (entende-se como cliente os consumidores do bem ou serviço produzido, bem como as entidades reguladoras da atividade em que o processo se insere), de modo a poder controlar as variáveis processuais que os condicionam.
Um SGA terá mais sucesso se for abordado como uma ferramenta da organização, que deve ser continuamente monitorada e regularmente revista em fatores internos e externos. A implantação deve ser gradual. A medida que o SGA começa a tomar forma, os procedimentos, programas e tecnologias devem ser conjugados de modo a melhorar a performance ambiental. Assim, na seqüência da evolução do SGA, considerações ambientais podem ser integradas em todo o processo de decisão.
Observamos a seguir alguns modelos de esquemas de implantação de SGA.
1.2. Modelo de Gestão Ambiental Objetivando a Melhoria Contínua
1.3.