interface homem maquina
DISCIPLINA:
Interface Homem Maquina
A interface gráfica é um elemento essencial na programação de software, pois é através dela que o usuário se comunica com a maquina e se mal projetada pode ser um ponto decisivo para a rejeição do software. A importância de uma GUI ‘amigável’ pode ser vista no sucesso de vários produtos.
Nos primórdios os programas eram controlados apenas por comandos, o que diminuía o numero de usuários possíveis, pois era necessário um conhecimento muito especifico para a utilização. Com a popularização dos computadores, foi criada a interface orientada em janelas, causando um grande avanço no numero de usuários, pois facilitou o uso. Algumas interfaces necessitam de um trabalho mais elaborado, pois alguns usuários necessitam de acessibilidade especial, seja por falta de conhecimento, por facilidade ou deficiências motoras. A utilização de um padrão na GUI facilita a utilização, diminuindo a curva de aprendizado e aumentando a produtividade do software. Um canal de comunicação entre o usuário e o programador é um dos caminhos para melhorar o software, com o programador “escutando” as necessidades dos usuários, o software segue para uma visão mais ampla e produtiva.
As cores também são utilizadas para alterar ou estimular as emoções do usuário. Segundo Horton
(1994), a cor afeta a circulação e a pressão sangüínea, o ritmo de respiração, a tensão muscular, a atividade cerebral e a resistência elétrica da pele. Ainda segundo Horton (1994), algumas associações emocionais comuns têm sido observadas como indicamos a seguir:
Vermelho Agressão, impulsividade, calor, extroversão, crueldade, otimismo, perigo, vergonha
Laranja Amabilidade, simpatia, deferência, calor, orgulho, sociabilidade
Amarelo Romance, idealismo, introspecção, calor, cuidado, traição, covardia
Verde Frescor, esperança, saúde, prosperidade, inveja, ciúme, loucura, náusea, aprovação