Monstros s/a
No filme “Monstros S.A.”, é possível identificar e refletir alguns aspectos de relevante interesse para o mundo dos negócios. A história mostra uma empresa especializada em produzir um determinado tipo de energia que é de vital importância para a sociedade dos monstros. Essa empresa é rigorosamente organizada: possui hierarquia, metas a serem alcançadas, divisão de trabalho, horários a serem cumpridos, regras, enfim, tudo que uma organização do “mundo real” deve ter.
A energia que é objeto de produção exclusiva da organização Monstros, INC. , era obtida através dos sustos que as criaturas mais mirabolantes pregavam nas crianças. Assim, o grito era acondicionado no estoque da empresa para ser utilizado posteriormente. O grito das crianças representa a principal fonte de energia daquela sociedade.
Quanto às funções básicas da administração, a saber, planejamento, organização, coordenação e controle, no filme pode-se identificar de modo geral os seguintes aspectos: divisão das etapas do trabalho, pois um assustava, outro elaborava os relatórios, outro cobrava a entrega dos relatórios, outro cuidava da faxina, outro da segurança; coordenação de equipes, pois, aquela que melhor produzisse era popularizada dentro da empresa. Isto fomentava a competitividade entre as equipes que buscavam sempre melhorar o volume de suas produções. Sendo assim, ao se observar o enredo é possível identificar as seguintes características do mundo dos negócios real: divisão do trabalho; equipe integrada e coordenada; metodologia e estratégia de produção; projeção de metas; divergências de opiniões entre as equipes; inovação, dentre outros.
Contudo, talvez o maior aprendizado que essa ficção trás para o mundo dos negócios, e porque não dizer para o cotidiano das pessoas, é a ideia da mudança, inovar quando preciso for. No enredo fictício tudo pareceu perdido e acabado por causa da presença incomoda da criança, quando ela apareceu no