Analogia do filme monstros s/a
O filme monstros S/A é um filme de comedia, voltada para o publico infantil, que traz a grande realidade das empresas nos dias de hoje, presa a um modelo de negocio antigo, ineficiente e penoso, que pode leva-la a falência.
Reformular esse modelo é preciso em todas as empresas, para ser mais lucrativo. Assim exigindo da empresa flexibilidade para se ajustar as novas tendências do mercado. É papel da chefia, no caso do filme, Henry Waternoose (uma espécie de caranguejo), criar novos modelos de gestão mais eficientes para obter mais lucros e sair da linha de falência.
Porem seus planos era diferente, ele ao ver que as crianças não estavam se assustando mais com seus empregados (monstros), e assim não produzindo matéria prima (gritos), procurou melhores profissionais na área, como seu funcionário James Sullivan (monstro roxo de chifres) e Mike Wazowski (bolinha verde de um olho só), a dupla se esforça para conseguir atingir as meta de produção que lhes são impostas, o primeiro é um funcionário que se empenha nas suas tarefas e se dedica a empresa e recebe as honras de ser o empregado do ano (é o melhor e tem todos os recordes de produção) enquanto que o segundo é ajudante do tipo que motiva a produzir mais.
A empresa monstros S/A vive através da produção de energia, este é feito dos gritos das crianças, então o monstro que for mais assustador tem maior desempenho, o produto é vendido para os monstros (consumidores) que vivem na sociedade dos monstros. O primeiro grande problema que a empresa encontra é que as crianças não andam mais assustando com os monstros, pois ouve uma mudança na cultura das pessoas, como ver filmes de terror, outro problema é a falta de pessoal capacitado para executar a tarefa. Então ai surge o maior problema, uma criança é sequestrada dentro da empresa, uma ação proibida por lei, complicando mais ainda a situação da empresa, pois os monstros tem medo, sendo que eles tem a informação que as crianças