Gestão estratégia
KURT LEWIN (1890-1947)
LELAND BRADFORD (1905-1981)
WARREN BENNIS (1925) PERIODO HISTÓRICO E LOCAL:
Estados Unidos na década de 1960. METODOLOGIA E APLICAÇÃO DA TEORIA: (ações, ideias, pensamento, desenvolvimento e modo de aplicabilidade). A teoria do desenvolvimento organizacional (DO) foi criada na década de 1960 em função das mudanças no mundo das organizações e em função da ineficiência das estruturas convencionais a essas novas circunstancias.
A palavra-chave no desenvolvimento organizacional é mudança. Tornando-se um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão, numa tentativa sistemática de aumentar a eficácia da organização através do emprego de diagnósticos e ações planejadas. O processo de desenvolvimento organizacional geralmente inclui alguma forma de coleta de dados e diagnósticos. Assim como um plano de ação para lidar com problemas encontrados no diagnóstico, e um acompanhamento para avaliar e manter o programa de mudanças.
O principal objetivo da DO é renovar a organização, capacitando os gerentes para aplicarem os conhecimentos das ciências comportamentais à medida que influenciam a transição da organização do presente para o futuro. Utilizando o diagnóstico, o plano de ação, a intervenção, avaliação e controle. É uma teoria aberta, democrática e participativa. As organizações devem voltar-se mais para as pessoas do que para as técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional. KURT LEWIN (1890-1947), psicólogo alemão, trabalhou durante dez anos com Wertheimer, Koffka e Kohler na universidade de Berlim, dessa colaboração com os pioneiros da