Gestão Escolar
O que pude observar que da função sociopolítica do gestor escolar exige competência em dois aspectos: a intermediação da unidade escolar com as instancias superiores do sistema escolar e a intermediação das relações entre professores, funcionários, pais, alunos e comunidade.
O planejamento em conjunto possibilita ao gestor escolar mediar entre o sistema de ensino e a unidade escolar, dando assim ideias e sugestões para que as ações planejadas no coletivo se concretizem. Bem como a participação dos profissionais da educação, dos pais, dos alunos e da comunidade nas atividades da escola.
Esta é uma das competências do gestor escolar: criar formas de participação nas decisões educacionais da escola e na promoção de ações que contribuam com a comunidade na qual a escola está inserida. Para tanto, algumas ações estratégicas são fundamentais.
Ouvir e considerar as opiniões dos participantes;
Estar atento às solicitações da comunidade escolar;
Delegar responsabilidades às pessoas;
Valorizar a participação das pessoas.
cabe ao gestor escolar buscar a participação dos diversos segmentos que compõe a escola (profissionais da educação, alunos, pais e comunidade), desde o planejamento, na organização e execução do projeto político pedagógico, pois ele é um instrumento de organização do coletivo e de como é o funcionamento da escola. é a sua identidade o elemento norteador de todas as atividades que serão desenvolvidas. o gestor escolar, em sua função pedagógica, também participa do planejamento e da organização do projeto curricular. è uma das suas competências acompanhar e monitorar todos os projetos e ações que constituem atividades de aprendizagem da escola.
é mais uma das competências