GESTÃO ESCOLAR
PROFESSOR LEANDRO FORELL
DISCIPLINA: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
ALUNO: MARCO AURÉLIO SANCHEZ SCHMITT
RESENHA : TEXTO GESTÃO DEMOCRÁTICA NA E DA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E
VIVÊNCIAS
ISABEL LETÍCIA PEDROSO DE MEDEIROS
MARIA BEATRIZ LUCE
A gestão escolar é hoje tema central das políticas educacionais em todo mundo mas sofre diferentes concepções sobre o espaço público e a responsabilidade do Estado, sociedade e professores. No Brasil, se faz pela conquista através da luta pela democracia, na luta por mais vagas, redução de taxas de reprovação e abandono escolar etc.
Citam Boaventura ao mencionar a vertente liberal e a vertente socialista ou marxista.
Democracia Liberal – normas democráticas, eleições de elites políticas. Especialistas administrativos para democracia representativa; em contra ponto surge também a Democracia
Participativa e Popular – aperfeiçoamento da relação humana – exercício coletivo e participativo do poder político. Segundo Bordenave, se o indíviduo faz parte, ele toma parte na construção da nova sociedade.
A participação é hoje uma necessidade humana, e através dela se iguala diretos, condições e educação para todos.
A PARTICIPAÇÃO ESTÁ LIGADA AO CONFLITO SOCIAL EXISTENTE.
A Gestão Democrática está aí para desencadear esse processo de participação social, criação de políticas educacionais, planejamento e tomadas de decisão.
Globalização Geral
padrões econômicos e sociais, movimentos populares.
Democratização da Gestão Escolar
planejamento – execução – avaliação .
A organização democrática necessita da participação dos envolvidos no processo e condições financeiras pelo Estado para sua autonomia.
No entanto, o termo Autonomia, que está intimamente ligada a Gestão Democrática, se apresenta complexa, no sentido de que envolve vários agentes, elementos e interdependências.
Neste sentido, a autonomia deve ser coletiva, não de um ou outro segmento, mas sim