Gestão escolar
Livro: Didática, planejamento e avaliação
Unidade 1: “Didática: História, Reflexão e Objetivos” O termo didática vem da expressão grega techné didaktiké, que é traduzida por arte ou técnica de ensinar. O vocábulo origina-se do verbo grego didasko, que significava ensinar ou instruir. O termo “didática” já nasce trazendo a idéia de ensino.
Para compreendermos melhor os fundamentos desta técnica, precisamos conhecer sua trajetória e modificações através da história.
As primeiras tentativas de sistematizar esta área de estudo se dão no século XVII, a partir do trabalho de dois grandes mestres revolucionários: Ratíquio e Comênio, provenientes da Europa Central, pertencentes aos países onde a Reforma Protestante havia se instalado.
Para entendermos melhor a trajetória da didática no processo pedagógico e sua importância, vamos analisar seus principais autores conforme os péridos históricos.
Na Renascença…
A pedagogia de Comenius
Jan Amos Comenius foi uma significativa liderança religiosa no contexto em que viveu, de 1592 a 1670. Ele era devotado seguidor de Jan Huss e, predecessor do filósofo Jean Jacques Rousseau, foi o criador da Pedagogia Moderna. Seu ideal pedagógico era movido pelo preceito “Ensinar tudo a todos”, o qual resumia as bases e as normas que regem o Homem no seu desempenho na esfera terrena, como criador de sua trajetória.
Este educador tinha como principal meta trazer o ser para perto do Criador, transformando os indivíduos em cristãos exemplares, dotados do poder de exercitar suas virtudes potenciais, que devem irradiar na direção de todos, independente do status econômico, de gênero ou de condições físicas e mentais. Para ele, a didática podia ser definida como a prática de educar e também enquanto ofício de ensinar.
Dotado de um humanismo ímpar e de uma visão globalizante, Comenius era atraído por todas as esferas do conhecimento; assim, sonhava em construir uma pansofia, ou seja, uma