Gestão escolar participativa
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Tema: Gestão escolar participativa
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser desenvolvido tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação democrática. Na pesquisa será observada que a gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino orientadas para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada. No decorrer da pesquisa acadêmica referente à educação democrática se observaram temáticas inerentes à importância de novos espaços para o seu desenvolvimento, como a gestão democrática atua na qualidade da educação, e as novas perspectivas de mudanças a partir da proposta democrática educativa.
Nos dias atuais, observa-se uma preocupação crescente com o funcionamento da gestão democrática em ambientes escolares. A evolução do sistema educacional revela que o planejamento participativo pode constituir a base de qualquer organização escolar consistente.
Na verdade, a gestão democrática, a partir do estilo participativo de liderar não é espontânea e não depende do interesse de cada pessoa. Ela requer decisão para ser construída, devendo sua proposta ser aceita pela totalidade do ambiente escolar. A necessidade de garantia de um ensino de qualidade para todos tem sido uma oportunidade para se pensar sobre a democratização da gestão em nossas escolas.
A gestão participativa caracteriza-se por uma força de atuação consciente, pela qual os membros da escola reconhecem e assumem seu poder de influenciar na determinação da dinâmica dessa unidade escola, de sua cultura e de seus resultados.
A gestão participativa na escola deve vencer os obstáculos, na medida em que o poder de persuasão deve