Gestão empresarial
A Segmentação de mercado é a divisão dos consumidores em grupos que apresentam desejos de compra e as necessidades específicas. Estas necessidades podem ser saciadas através de produtos, serviços, produtos agregados a serviços e informações auxiliares. As pessoas não agem, não compram e não pagam da mesma forma, há uma dispersão regional e cultural que estabelece várias fatias de mercado a ser abastecido por projetos específicos de produtos e serviços. Essa segmentação dando ênfase no turismo atende ao comportamento do consumidor de turismo que vem mudando e, com isso, surgindo novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas. Em um mundo globalizado, onde se diferenciar adquire importância a cada dia, os turistas exigem, cada vez mais, roteiros turísticos que se adaptam às suas necessidades, sua situação pessoal, seus desejos e preferências.
Os maiores segmentos desse mercado, por afluência de turistas, são: turismo de lazer; de negócios ou compras; de eventos (congressos, convenções, feiras, encontros e similares); terceira idade ou melhor idade; desportivo; ecológico; rural; de aventura; religioso; cultural; científico; gastronômico; estudantil; familiar e de amigos; de saúde ou médico-terapêutico.
Nota-se a presença de tendências quando se trata de idade, nesse sentido, observam-se crianças ecoturistas, jovens em cruzeiros marítimos e grupos da terceira idade praticando o turismo de aventura. Porém cabe ressaltar que os gestores do turismo precisam estar atentos às características, desejos, necessidades e tendências do público de faixas etárias. É preciso ter, criatividade e inovação para compreender a idade que o turista tem, a fim de criar estratégias de segmentação de mercado por meio de grupos homogêneos da mesma faixa etária.
Com isso o núcleo receptor vai se preparando adequadamente, para receber todos os públicos. Portanto não se pode tratar os turistas de qualquer forma pois, os objetivos do