A evoluçao das teorias da administraçao
1- Por que estudar as teorias da administração?
O estudo das teorias nos faz compreender os processos fundamentais da administração de empresas, analisar as realidades e adaptar estudos já testados anteriormente ao momento em que estamos passando em nossa empresa, comparar realidades diferentes e propor a melhor ou a mais conveniente no momento, baseando em estudos e experiências já vividas por outros administradores em suas empresas.
Cabe salientar que empresas diferentes têm realidades, necessidades e equipes diferentes por isto a base teórica e a criatividade consciente são muito importantes quando administramos um serviço ou empresa como um todo. Empresas hospitalares são empresas de alta complexidade e devem ser estudadas com base em várias experiências, dado a diversidade de realidades vividas numa só empresa.
Podemos considerar, portanto as teorias como fonte de novas idéias, onde buscaremos a melhor forma de agir dentro do nosso contexto.
2- Teorias clássicas da Administração
2.1 – Teoria da Administração Científica: Idealizada por Frederick W. Taylor, era baseada no estudo dos tempos dos movimentos exercidos pelos trabalhadores ao executar uma tarefa. Objetivava o aumento de produtividade e do trabalho individualmente. 2.1.1-Proposta básica: Avaliar tempos gastos na execução de tarefas passo a passo- Determinar como padrão a tarefa executada perfeitamente e em menor tempo- Treinar todos os trabalhadores dentro do padrão determinado- Compensação salarial por produtividade Realocar ou dispensar trabalhadores que não se enquadrarem – 2.1.2- Melhorias e readaptações: -Henry Gantt: Bonificação por cumprimento de cotas Bonificação de supervisores pelo desempenho de suas equipes Avaliação pública dos trabalhadores
-Frank e Lílian Gilbreth: Análise de movimentos e fadiga, reduzindo movimentos e aumentando a