Gestão empresarial
1. No final do século XX, uma nova configuração de hierarquia organizacional começou a ser sugerida e implantada por muitas empresas: a gestão horizontal. Esta forma de dinâmica organizacional delega maior responsabilidade às pessoas e as torna parte ativa de toda empresa. Em sua opinião, é possível uma organização em que todos participem das decisões da empresa? Sim, não e por quê?
Sim, é possível, porém é bom ressaltar que para obtenção de resultados positivos, é necessário que, seja de conhecimento de todos os objetivos da empresa e que todos estejam devidamente preparados e capacitados para participar dos processos decisórios. Atendidas essas premissas, há a possibilidade de que todos os membros das equipes possam tomar decisões de menor ou maior escala conforme suas habilidades e responsabilidades.
Temos que ter em mente que quando falamos em participação nas decisões, estamos tratando dos caminhos que julgamos ideais para atingir os objetivos propostos pela empresa.
2. A redução de níveis hierárquicos aproxima as pessoas, fazendo com que estas trabalhem com alguma harmonia a fim de atingir as metas organizacionais. Esta afirmação é teoricamente verdadeira? E na prática, pode ser aplicada? Comente as suas respostas.
Sim, a afirmação é verdadeira e pode ser aplicado na prática. Quando as pessoas têm conhecimento dos objetivos da organização, trabalham em conjunto para atingir as metas e têm poder para tomarem certas decisões, o trabalho torna-se mais dinâmico e obtém melhores resultados devido à troca de experiências, a maior liberdade no processo decisório e ao ambiente de trabalho mais dinâmico.
Porém convém ressaltar que este tema deve ser trabalhado de forma cautelosa junto aos colaboradores, caso contrário o funcionário pode compreender que dessa forma “tem o poder” e com isso, pode tomar algumas decisões que prejudique de alguma forma a organização.
3. Ao se estudar a organização e propor mudanças, algumas