Gestão empresarial
Muito se houve falar sobre a gestão das empresas: “Empresas bem geridas tendem ao sucesso!” ou “Empresas quebram por falhas de gestão!”. São duas tendências muito observadas em nossa atualidade.
A palavra Gestão, segundo Luft define-se como “ação ou efeito de gerir; gerência; administração”. Vem do latim gerir que significa administrar, gerenciar, coordenar. Analisando a significação da palavra gestão podemos fazer uma correlação à palavra administração:do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
Dessa forma, conforme definição citada acima, podemos confirmar em Luft que administração é a ação ou efeito de administrar; gestão de negócios; pessoal que administra; direção; ato de conferir e ministrar.
Em aprofundamento a definição de administração segundo Travassos destacam-se a de Olivier Sheldan: ” É a função da indústria que se refere a determinação da política empresarial à coordenação das finanças, à produção e distribuição, ao estabelecimento da área da organização …” Na mesma linha de pensamento Travassos apud Glazer define que: Administração é a palavra que usamos para exprimir o desempenho de qualquer função que exceda a capacidade de uma só pessoa, começa no momento em que o indivíduo tendo muito o que fazer, arranja quem o ajuda, e atinge o seu completo desenvolvimento nas grandes empresas privadas, ou nas repartições governamentais.
Segundo Chiavenato apud Fayol, apresenta a definição do ato de administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.Prever é organizar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa; Comandar é dirigir e