Modelo artigo
Nome do autor do artigo[1]
Resumo
Este texto procura identificar os principais elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, de modo específico, na área de direito. Além disso, pretende apresentar de forma sucinta as regras de apresentação geral, o formado do resumo, as formas de citação no texto e as suas devidas referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 de 2003. Recomenda-se que todo artigo científico, para fins de publicação em periódicos, tenha em seu resumo uma quantidade de 100 a 150 palavras. Logo abaixo do texto do resumo, deve-se colocar as palavras-chave, que são de 3 a 5, normalmente. Estas palavras-chave devem representar os conceitos essenciais do texto.
Palavras-chave: Artigo Científico, regras, formatação, estrutura.
1 INTRODUÇÃO
Toda produção científica tem um caráter público e, por isso, sua apresentação deve seguir regras e normas específicas. O principal objetivo deste texto é identificar as principais recomendações para a elaboração de um texto científico, de acordo com a norma da ABNT para apresentação de artigos científicos impressos: a NBR 6022, 2003. Tal norma explicita os elementos que constituem um artigo cientifico. Vale lembrar que para submeter um artigo científico à aceitação de uma revista científica, o autor deve observar as normas editoriais solicitadas pela revista (FRANÇA et al., 2003, p. 59).
2 CONCEITO DE ARTIGO
De acordo com a ABNT, “artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2). É importante observar que aqui foi feita uma citação que não ultrapassou três linhas no texto, sendo, portanto, uma citação direta curta, não necessitando de nenhuma alteração, a não ser a adição de aspas, bem como a