Gestão empresarial
Apostila Para Estudo.
Modulo 03: Competição
Henderson
Competição é a interação de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferentes (humana, animal ou vegetal) que disputam alguma coisa. http://pt.wikipedia.org/wiki/Competição
“Quanto mais rico o ambiente, maior o número de competidores e mais acirrada a competição.”
“Se você já participa do mercado, já tem 100% do seu mercado, o que também vale para seus competidores. Seu objetivo real é expandir o seu mercado.”
“Concorrentes em número crescente acabam sempre por eliminar uns aos outros. Os mais aptos (vantagem competitiva) sobrevivem e prosperam até que tenham expulsados seus competidores.”
Analise ambiental
Ambiente externo: Threats (ameaças); Opportunities (oportunidades).
Ambiente interno: Weaknesses (fraqueza); Streghts (força)-Pt. Fortes.
A Matriz de Análise Estratégica
4
ELIMINAR
Pontos
Fortes
Pontos
Fracos
Oportunidades
Ameaças
2
MONITORAR
3
MELHORAR
1
CAPITALIZAR
Barreiras à Entrada de Novos Concorrentes
As barreiras à entrada podem ser de três tipos: 1. Barreiras legais: são regulações específicas à indústria, leis ambientais ou antidumping; 2. Barreiras estruturais: incluem custos altos, economias de escala e de escopo, acesso restrito a insumos e barreiras tecnológicas; 3. Barreiras estratégicas: são aquelas criadas pelas firmas já instaladas com objetivo de fortalecer sua posição no mercado, reduzindo o incentivo à entrada de novos concorrentes.
Ambiente Operacional - Modelo das 5 Forças
FORNECERDORES -> ENTRANTES POTENCIAIS -> COMPRADORES -> PRODUTOS SUSTITUTO = RIVALIDADE
O modelo de Porter envolve a interação de cinco forças competitivas, a saber: 1) Poder de negociação dos fornecedores; 2) Poder de negociação dos compradores (clientes); 3) Ameaça de produtos substitutos 4) Ameaça de entrada de novos participantes e 5) Competição entre as empresas da indústria.