Gestão empresarial
aspectos organizacionais
A empresa visada para o desenvolvimento do trabalho é um negócio de comércio de materiais de construção, tendo por nome Comadeiras. Não existe um modelo de hierarquia pronto e acabado para uma empresa ou para um negócio, isso varia de uma empresa para outra e de um ramo de negócio. Uma empresa de grande porte, por exemplo, terá uma hierarquia diferente de outro de menos porte. Assim a empresa a qual pesquisamos, segue o nível hierárquico a seguir:
Nível Institucional: A empresa Comadeiras tem como nível mais elevado, o proprietário que gerencia e supervisiona todas as demais tarefas existentes na sua empresa. Ele lida com as incertezas e previsões de eventos futuros dentro e fora da sua empresa.
Nível Intermediário: Nível que lida com os problemas existentes na empresa e das decisões tomadas pelo proprietário, sendo que pra isso ele conta com sua esposa, que é a subgerente da organização, transformando as estratégias formuladas para atingir os objetivos da empresa em ação. Assim ela passa a ser mediadora entre os dois componentes, amortecendo e limitando os impactos entre gerência e (proprietário) e o nível operacional, que executam as tarefas.
Nível operacional: Composto por todos os demais funcionários da empresa, ficando responsáveis em programar e executar as tarefas da empresa, como vendas, escritórios, linhas de montagens, maquinas e equipamentos. Uma das missões presentes na organização da empresa está os recursos humanos, do qual, tem como função atrair e reter as pessoas de que a empresa precisa. A Comadeiras entra em cena atenta as necessidades pessoais dos funcionários com interesse na formação de equipes de trabalho evitando sobrecarga de serviços sobre estes, e formando uma interação social para que tragam benefícios tanto para os subordinados como para a organização. O gerente administrativo consta presença diariamente mantendo o controle