Gestão em ti
1- O que é o sistema operacional?
É um software que permite a utilização da máquina por outros programas, ativando-a e gerenciando a memória e os dispositivos de entrada e saída, por exemplo. Além disso, ele define o ambiente de trabalho do usuário no computador.
É um conjunto de programas (rotinas) executado pelo processador que estabelece uma interface de contato do usuário com o computador e do computador com o usuário.
2- Quais as características desejáveis?
Eficiência (baixo tempo de resposta)
Confiabilidade (poucas falhas)
Facilidade de manutenção e correção de erros
Pequena dimensão (baixa ocupação da memória).
3- Qual a função do sistema operacional?
É trabalhar de modo cooperativo com funções de administrar os recursos do hardware (memória, processador e periféricos) e auxiliar na execução dos programas do usuário oferecendo a ele uma interface de alto nível.
Componentes do sistema operacional
O sistema operacional é composto por um conjunto de softwares que permitem gerir as interacções com o material. Neste conjunto de softwares distinguem-se geralmente os seguintes elementos: • O núcleo (em inglês kernel) que representa as funções fundamentais do sistema operacional como a gestão da memória, dos processos, dos arquivos , das entradas/saídas principais, e das funcionalidades de comunicação. • O intérprete de comandos (em inglês shell, ou "casca", por oposição ao núcleo) que permite a comunicação com o sistema operacional através de uma linguagem de comandos, para permitir ao utilizador pilotar os periféricos ignorando muitas das características do material que utiliza, da gestão dos endereços físicos, etc. • O sistema de arquivos (em inglês "file system", notado FS), permitindo registar os arquivos numa arborescência.
Escalonador de processos
A fun¸c˜ao do escalonador ´e escolher qual deve ser o pr´oximo processo a ser executado.
O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em