Gestão em rh
UNIDADE 1 – ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS: MARCOS HISTÓRICOS E ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Atividade
a) Na Unidade 1, você conheceu a história da educação dos surdos e as abordagens educacionais que marcaram esse processo: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo. Elabore um quadro com as principais características dessas três abordagens e escreva uma conclusão apontando os benefícios que o bilingüismo poderá possibilitar para a vida do surdo e para o seu processo educacional. Poste sua atividade no Portfólio.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ABORDAGENS EDUCACIONAIS:
ORALISMO COMUNICAÇÃO TOTAL BILINGUISMO
É uma abordagem que visa a integração da criança surda na comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral do país.
Tem como objetivo fazer a reabilitação da criança surda em direção a normalidade, negando a surdez e enfatizando a aquisição da fala
O oralismo vê o surdo como um ouvinte com defeito e entende que a aquisição da oralidade representa a possibilidade de igualar os surdos aos ouvintes.
No oralismo era proibido o uso de sinais e contato com outros surdos.
A comunicação de sinais era entendida como uma comunicação de segunda categoria que deveria ser duramente tolhida.
Enfatizavam o sentido da fala em detrimento do desenvolvimento lingüísto.
1- É uma filosofia de trabalho voltada no atendimento e à educação de pessoas surdas.
2- O objetivo era entender o surdo como uma pessoa, e não como alguém portador de uma patologia médica, a surdez é vista como um fenômeno com significações sociais.
3- Os alunos surdos podiam utilizar os sinais no contato com outros surdos fluentes, bem como sua divulgação em contextos escolares e não escolares. O uso dos sinais ocorria na estrutura da língua portuguesa e não na estrutura da língua de sinais, um mecanismo “português sinalizado”. Ele não compreendia o uso dos sinais em uma estrutura gramatical que ele desconhece o que