Aspectos introdutórios em ciencias contábeis
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GURUPI
2012
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade nasceu dentro de um cenário absolutamente prático, decorrente da necessidade de informação sobre o lucro do período por parte dos gestores do patrimônio. A base fundamental decorreu do registro dos efeitos das transações entre a entidade e o mundo exterior. As Demonstrações Contábeis constituem a grande plataforma de segurança para todos os agentes econômicos. É importante que haja a percepção da sociedade no que diz respeito à seriedade e à validade da estrutura contábil (Szüster; Szüster; Szüster, 2005).
Neves (2009), retrata que a ciência contábil é utilizada nas diversas áreas da administração para coletar dados de fatos contábeis, registrá-los e processá-los produzindo relatórios contábeis que serão emitidos para cada setor adequadamente, para que estes setores chamados de usuários tenham condições de tomarem decisões com base em informações idôneas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade
Bordin e Saraia (2006), instituem a contabilidade como ferramenta de controle e a importância de dados confiáveis para se extrair da contabilidade informações que retratem de forma clara a situação patrimonial e administrativa da entidade.
Por outro lado, Costa (2009), retrata a contabilidade como a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.
De acordo com Neves (2009), o objetivo da contabilidade é analisar, registrar e controlar o patrimônio de uma entidade, que pode ser pessoa física ou jurídica. Estes usuários também podem ser usuários internos, que são os que atuam nas atividades da empresa e utilizam os relatórios normalizados e específicos. São estes os administradores, os encarregados, a diretoria e o pessoal interno em geral; como também os usuários externos,