gestão em recursos humanos
Estamos na era do conhecimento e a negociação é uma competência fundamental, isto porque passamos grande parte do nosso tampo negociando.
As negociações no ambiente de trabalho podem ser interpessoais, intraequipes, interequipes e interdepartamentais. Caso não haja boas negociações, interesses localizados poderão prevalecer sobre os interesses maiores da organização.
Quando se pensa em negociação no ambiente de trabalho, surgem três pontos fundamentais: a questão da sinergia, da cultura organizacional e o problema dos conflitos e como administrá-los de forma efetiva.
Não pode haver sinergia caso as negociações internas não sejam feitas com base numa metodologia que leve à cooperação e ao Ganha/Ganha, que é a negociação com base na solução de problemas. Outras metodologias levam ao Ganha/Perde e ao Perde/Perde. Por outro lado, é preciso que haja uma cultura organizacional em que um dos pontos fundamentais seja esta metodologia de negociação. Finalmente, os conflitos, quando bem resolvidos através das negociações com base na solução de problemas, geram criatividade e crescimento. Mas conflitos resolvidos por meio da negociação com base na barganha de propostas geram estresse, perda de foco e soluções de pior qualidade.
Conhecer os fundamentos da negociação e a forma correta de aplicá-los em cada situação e contexto é uma competência indispensável para quem visa a resultados de qualidade superior, sobretudo do trabalhador do conhecimento.
A QUEM SE DESTINA
Executivos, gerentes e todos que queiram compreender os fundamentos da liderança efetiva, ou seja, focada em resultados e no desenvolvimento de competências.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
Conscientização da função da negociação para se chegar a resultados e soluções de melhor qualidade e Comprometimento
Conhecimento das estratégias de negociação que levem às melhores soluções no ambiente de trabalho;
Desenvolvimento de atitudes positivas para trabalhar diversidades, antagonismos e