Gestão em projetos
Hoje vivemos em mundo no qual o volume das mudanças tem crescido cada vez mais. Para as organizações sobrevivam e progridam, precisam inovar constantemente seus produtos, serviços, processos e infra. A novidade hoje dura pouco, o ciclo de vida dos produtos tem se reduzido consideravelmente. A necessidade dos processos produtivos e “infra” adequada são fundamentais para o crescimento das organizações.
Devido ao volume alto de mudanças as organizações “são obrigadas” a cada dia criar novos produtos e serviços para atender o cliente, e isso acaba em uma grande demanda de projetos, ou seja, as organizações precisam de pessoas que compreendam e executem com eficiência esses projetos.
A gestão de projetos oferece as organizações métodos e processos que aperfeiçoam as habilidades dos envolvidos, a elaboração dos produtos ou serviços, prazos, custos, qualidade, riscos e etc até o encerramento do projeto alinhado com o plano estratégico da empresa.
Os Projetos são definidos como produto ou serviço, é único e possui prazo de inicio/término definidos, é concluído quando seu objetivo é alcançado. Os projetos são criados afim de atender as necessidades de um cliente ou organização através de seus produtos e serviços.
Para que o projeto seja bem sucedido é necessário possuir um gerente de projeto e este é responsável pelo gerenciamento de projeto. Aplicando o conhecimento, habilidade e ferramentas e técnicas para produção dos melhores resultados. O gerente de projetos também é responsável pela criação do Plano, monitoração, execução e controle do projeto seguindo as melhores práticas conforme descritas no PMBOK/PMI.
O PMI destaca que apenas o conhecimento em gerenciamento de projetos não garante uma gestão eficaz, é necessário compreender e aplicar o conhecimento e as habilidades de 5 áreas especializadas:
• Conhecimento, normas e regulamentos da área de aplicação;
• Entendimento do ambiente do projeto;
• Conhecimento e habilidades de