Gestão educacional e a realidade social
A sociedade está passando por mudanças cada vez em velocidades mais rápidas. Informações chegam todo dia, novos conceitos, descobertas, tudo pra melhorar a vida humana. Na escola este panorama não se encontra diferente, as transformações chegam nas escolas, criando assim um ambiente para as mudanças, tanto em conteúdos como nos processos escolares, onde surge a Gestão Educacional em meio a estas mudanças.
Uma outra questão dentro do pacote da gestão nas unidades escolares, que não se constitui novidades para as mesmas é a integração entre a família e escola, envolvimento e comprometimento em prol da Educação. Comunidade e escola precisam trabalhar juntos através da elaboração de projetos, com a participação da comunidade, das ONG’S e voluntários que facilitam este caminhar juntos dentro do processo educativo.
Outra questão bem antiga que está ganhando nova roupagem e olhares dentro do espaço educativo é o momento da avaliação não apenas dos alunos, dentro do processo educativo, mais da própria instituição como pertencente a uma comunidade que precisa estar em um processo constante de reavaliação do trabalho, procurando acertar e principalmente melhorar a qualidade de ensino, tendo uma filosofia clara de que aluno desejo formar e para que sociedade estamos formando, entendendo que a avaliação e seus instrumentos são elementos importantes que geram resultados e dados a serem analisados por todo o grupo escolar a fim de criar novas estratégias para superar a cada dia o desafio de ser educador e atingir a sociedade que o cerca.
Dentro destes processos que acontecem na gestão educacional, tanto em relação a inserção da família na escola quanto a avaliação e reavaliação que devem ser uma constante dentro das unidades escolares, os gestores devem desenvolver a gestão compartilhada levando ao grupo de professores juntamente com a comunidade a ajudar e opinar nos assuntos pertinentes a unidade escolar, para que todos se sintam