Gestão do conhecimento
O grande desafio no mundo empresarial é identificar e desenvolver as qualificações e o potencial de seus colaboradores.
Para isso, a empresa utiliza vários recursos: financeiros, tecnológicos, matéria-prima, processos de produção e de vendas, marketing, etc.
Mais somente isso não garante alcance dos objetivos, é necessário que as pessoas que as manipulam, saibam utilizá-los de modo adequado, pois é dos colaboradores que vem a ação, a criatividade, o desempenho e as decisões de como usar tais recursos. Se as pessoas falham na utilização dessas ferramentas, no processo de tomada de decisões e na execução, os resultados esperados não serão alcançados.
Uma das práticas mais utilizadas atualmente para encarar este desafio tem sido o processo de gestão de desempenho.
A avaliação de desempenho é importante tanto para a empresa quanto para os colaboradores, pois cada indivíduo é diferente do outro e com isso nem todos executam o trabalho do mesmo jeito, com a avaliação a empresa passa a conhecer o seu pessoal extraindo dele melhor rendimento; e o colaborador suas qualidades e pontos a serem melhorados, com isso ele saberá quais suas chances de subir na empresa.
Quando a avaliação de desempenho é bem utilizada todos crescem tanto empresa quanto colaborador, pois aumenta a valorização dos colaboradores e faz com que percebam que isso é o elo entre desempenho e remuneração.
Esse processo tem maior probabilidade de êxito quando o colaborador sabe o que a empresa espera dele e qual sua contribuição nesse processo.
Ao implantar esse processo em uma organização e necessário que o avaliador saiba quais os conceitos que devem ser preservados e quais devem ser adotados, minimizando assim os que se mostrarem obsoletos, falsos ou construídos por experiência equivocadas.
Uma das principais características da gestão de desempenho é o foco na melhoria contínua; avaliar e desenvolver os colaboradores, para isso o gestor tem que ter consciência que a cada