Gestão do conhecimento
Quando se trata de aprendizagem, esta disciplina nos mostra os diferentes tipos de Conhecimento e sua importância na elaboração de exercícios para que se coloque em prática o que se aprende na teoria, o que aqui se faz através do DESAFIO DE APRENDIZAGEM constante no caderno de atividades da disciplina de Gestão do Conhecimento do curso de Ciências Contábeis. O presente trabalho destina-se à promoção da absorção do que é visto em sala de aula.
Desafio de Aprendizagem
Nada melhor para dar início a uma matéria sobre o conhecimento, do que analisar os vários conceitos trazidos pelos doutrinadores.
Os ilustríssimos Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka aclaram que o conhecimento em si, é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos, denominando-os conhecimento tácito e conhecimento explícito. Segundo eles:
O conhecimento explícito pode ser e4xpresso em palavras, números ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais. O conhecimento explícito pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistemicamente. O conhecimento tácito, por outro lado, não é facilmente visível e explicável. Pelo contrário, é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de comunicação e compartilhamento dificultoso. As intuições e palpites subjetivos estão sob a rubrica do conhecimento tácito. O conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora.
Como se pode verificar, por esta teoria, é atribuído duas dimensões ao conhecimento. O conhecimento tácito é aquele que não é passível de clara percepção, pois ele está interno no indivíduo que o detém. Já o conhecimento explícito, é aquele externalizado pelo indivíduo, ou seja, que foi compartilhado para o mundo externo. Estes mesmos autores