GESTÃO DO CONHECIMENTO
INDICE
INTRODUÇÃO 1 Gestão do Conhecimento
O conceito sobre Gestão do Conhecimento teve surgimento no início da década de 90. Ele está intimamente ligado com a parte estratégica operacional. Para uma melhor compreensão vamos conceituar dado, informação, conhecimento e por fim Gestão do Conhecimento.
1.1 Dado em uma organização, é um registro estruturado de transações. Pode ser definido “como um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVEPORT & PRUSAK, 1998, p.2). É informação bruta, descrição concisa sobre alguma coisa. Eles em si são de extrema relevância, contendo um objetivo definido e significado, compõem também o contexto para a criação da informação.
1.2 Informação é uma mensagem composta por dados, sempre existirá um eminente e um receptador. Contudo ela pode ser audível ou visível. Sem duvida nenhuma nos serve como base de todos os ensinamentos que tivemos com o passar do tempo. “São dados interpretados, dotados relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). Pode ser caracterizado um conjunto de mensagens, elas que são capazes de nos dar a construção do conhecimento.
1.3 O Conhecimento segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p.6) “o conhecimento pode ser comparado a um sistema, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”. Os valores e as integram o conhecimento, pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.
O conhecimento pode ser classificado em dois tipos: conhecimento tácito e conhecimento explícito.
O Conhecimento tácito é difícil de ser demonstrado na linguagem formal. Ele conhecimento pessoal demasiado a experiências individuais como: crenças pessoais, perspectivas, intuições, emoções, habilidades. Pode ser percebido por