Gestão do conhecimento
Com um mercado em mudança, de avanços tecnológicos e aumento da concorrência as organizações precisam de um diferencial que aumente a sua competitividade e as torne mais bem sucedidas no cenário dinâmico e inovador.
A partir dessa perspectiva o presente trabalho busca definir o conceito de gestão do conhecimento através dos seus processos desenvolvidos que incidem na criação e no gerenciamento do capital intelectual dentro do âmbito organizacional.
Além disso, será abordada a criação do conhecimento dentro dos processos de redes interiorganizacionais os quais as organizações os quais vem se tornando um importante elemento na busca pela competitividade e na estratégia de sobrevivência das organizações. Através da cooperação, as organizações conseguem superar limitações e combinar competências de forma sinérgica, obtendo recursos e oportunidades às quais individualmente não teriam acesso.
Gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento pode ser vista como conjunto de atividades que busca desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento em uma organização, visando à utilização na consecução de seus objetivos.
Sendo que esta existe para ajudar a sedimentar a memória da empresa, criar instrumentos de prontidão às respostas (internas e externas), fortalecer processos produtivos, melhorar serviços e produtos oferecidos, tornar o compartilhamento de informações e conhecimentos mais dinâmico, na velocidade que a empresa necessita, alavancar a inovação e a gestão competitiva, operar de modo otimizado, encurtar o tempo de desenvolvimento de produtos e de respostas aos clientes e mercado em geral. A partir dessa visão pode-se citar como base dois tipos de conhecimento: tácito e explicito. * Tácito- É o conhecimento contido na cabeça das pessoas, trata-se do conhecimento mais genuíno. Ele é o mais importante para a empresa. à capacidade de agir das pessoas, às suas habilidades, expertises, experiências, competências, raciocínio, modelos mentais,