Gestão do Conhecimento
A entrevista estruturada é aquela em que os conteúdos e os procedimentos são organizados com antecedência, isto é, desenvolve-se a partir de um conjunto fixo e estruturado de perguntas precisas cuja ordem e redação permanece a mesma para todos os entrevistados.
Na entrevista estruturada, existe um planejamento das etapas em que se procura avaliar o perfil técnico do candidato com perguntas dirigidas em sequência: “bate-papo, introdução, experiência de trabalho, formação escolar, atividades e interesses, descrição do cargo, perguntas do candidato e encerramento”. Essa entrevista é formal, por isso proporciona pouca abertura para o candidato se expressar.
Neste tipo de entrevista o entrevistador apresenta pouca liberdade para efectuar modificações ao que estabeleceu previamente. Se o entrevistador, eventualmente, apresentar alguma liberdade é porque esse facto já se encontra especificado no guião da entrevista.
A utilização deste tipo de técnica de entrevista é utilizada tipicamente em situações de sondagem feitas a populações de grande dimensão, onde o grau de liberdade do entrevistado é claramente reduzido bem como a profundidade da informação obtida.
A entrevista estruturada apresenta, contudo, algumas limitações, tais como a não abordagem de conceitos relevantes não previstos pelo entrevistador e uma fraca compreensão do conhecimento processual do entrevistado (Ex.: regras ou estratégias para solucionar problemas).
“Think Aloud”
Significa “pensar em voz alta”. A estratégia de pensar em voz alta pede aos alunos para dizer em voz alta o que eles estão pensando ao ler, resolvendo problemas de matemática, ou simplesmente respondendo a perguntas feitas por professores ou outros alunos. Os professores eficazes pensar em voz alta em uma base regular para modelar este processo para os alunos. Desta forma, eles demonstram maneiras práticas de resolver problemas difíceis ao trazer à superfície os processos de pensamento complexas que