Gestão do conhecimento
1- Introdução
O objetivo deste trabalho é a análise de uma Instituição Governamental, no caso em questão, a empresa RECIPLAN, onde trabalho e tem como objetivo apresentar os instrumentos de controle da gestão do conhecimento e planos de ação para sua melhoria.
Com 03 anos de atuação, possui sede em Brasília sendo responsável pela preservação do meio ambiente, e está presente em todos os estados do Brasil atuando na conservação da biodiversidade.
Ao final deste estudo, estarei apresentando sugestões para implementação de melhorias necessárias para a Instituição de acordo com informações advindas de estudos através de coleta de dados por meio de documentos, observações e entrevistas.
1.2 - Plano de Ação para melhorar a Instituição - escore total: 82
ANEXO A – ESCANEAMENTO RÁPIDO DA GESTÃO DO
CONHECIMENTO
ESCANEAMENTO RÁPIDO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Faça um círculo em torno do número adequado:
1 = nunca/não/incorreto;
2 = às vezes/um pouco;
3 = frequentemente/geralmente;
4 = sempre/sim/correto.
GERAL
1 – Admitem-se erros; os fracassos são tolerados e não são personalizados. As pessoas aprendem com os erros umas das outras, que sempre são objeto de amplos debates.
1 2 3 4
2 – Os empregados sabem onde encontrar determinado conhecimento na organização e conhecem quem sabe o que é invisível para todos.
1 2 3 4
3 – Os empregados dispõem de espaço para pensar, aprender (de maneira consciente e inconsciente), agir, fazer contatos informais, adquirir experiências, experimentar e assumir riscos.
1 2 3 4
4 – Os sistemas de informação gerencial são integrados e sempre atualizados.
1 2 3 4
5 – Os conhecimentos necessários para decisões importantes geralmente estão disponíveis a qualquer momento e são de acesso fácil.
1 2 3 4
6 – Não existem barreiras para o uso e troca de conhecimentos.
1 2 3 4
7 – A organização conta com uma rede