Gestão do Conhecimento
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Curso de Graduação em Administração Geral
GESTÃO DO CONHECIMENTO
(Conceito básico de Gestão do Conhecimento)
Taboão da Serra - SP
Abril de 2013
SUMÁRIO
1 CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 03
2 CONHECIMENTO TÁCITO E CONHECIMENTO EXPLÍCITO 04
2.1 SOCIALIZAÇÃO 05
2.2 COMBINAÇÃO 05
2.3 EXTERNALIZAÇÃO 06
2.4 INTERNALIZAÇÃO 06
3 GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA ECT 07 REFERÊNCIAS 10
1 CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Podemos conceituar a Gestão do Conhecimento como um sistema onde a organização de forma ciente e sistemática coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir seus objetivos, e desta forma tornando-se uma organização de aprendizagem. Ainda podemos considerar a Gestão do Conhecimento como a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção do conhecimento.
2 CONHECIMENTO TÁCITO E CONHECIMENTO EXPLÍCITO
Existem dois tipos de conhecimentos: Tácito, conhecimento pessoal difícil de ser registrado e transmitido, adquirido por meio de experiência de vida, onde há o compartilhamento de elementos práticos e cognitivos. Explícito, conhecimento transmitido por meio de linguagem formal e que independente de contexto refere-se a eventos e objetos. No entanto, estes dois tipos de conhecimentos estão ligados e agem de forma integrada dando origem a contextos das organizações.
Quando uma organização gera e usufrui o conhecimento transformando o conhecimento tácito em conhecimento explícito ou o inverso, reconhecemos quatro formas de transformação: Socialização; de tácito para tácito, Externalização; de tácito para explícito, Combinação; de explícito para explícito e Internalização; de explícito para tácito. Estes processos de transformação de conhecimentos deram origem ao modelo SECI, onde é explicado como os