Gestão do conhecimento
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA GESTÃO DO CONHECIMENTO
A ARTE DO COMPARTILHAR
SANTO ANDRÉ
2012
FACULDADE ANHANGUERA
ALESSANDRA CRISTINA FALCONI RA 3871754791
CAMILA ALVES DE FREITAS SILVA RA 3830725592
JULIANE CAROLINE IJORSHI RA 3886762939
LUÍS EGÍDIO DE ARAÚJO RA 1299894415
PAULA FREITAS DE SOUZA RA 4300066920
A ARTE DE COMPARTILHAR
Atividade prática supervisionada apresentada a Faculdade Anhanguera, Curso de Ciências Contábeis, como requisito para a disciplina de Gestão do Conhecimento sob a orientação da Professora Ana Patrícia de Lelis Gomes Barbosa.
SANTO ANDRÉ
2012
CAPÍTULO 1
1.1 – Conceitos de conhecimento
Gestão do Conhecimento é um processo em que uma organização: coleta, organiza, compartilha e analisa conhecimentos para atingir seus objetivos e que deve ser administrado continuamente.
É o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto a teoria quanto a prática, as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir.
O conhecimento reside na mente das pessoas, podemos defini-los como:
• Tácito: que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras;
• Implícito: que pode se tornar explicito a qualquer momento e que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação;
• Explicito: o conhecimento que reside fora da mente humana;
Não existe gestão de conhecimento se não houver gestão da informação, muitas empresas utilizam a gestão de conhecimento de forma errada, se enchendo de informações e materiais inapropriados. É importante gerenciar as informações para utilizar o conhecimento, guardar somente o que for necessário.
Para Jayme Teixeira Filho significa uma forma de olhar a organização, buscando pontos em que o conhecimento possa ser usado como vantagem competitiva. Conhecimento útil, oriundo da experiência, da