Gestão do conhecimento
Ciências Contábeis
Gestão do Conhecimento
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
FILIPE AUGUSTUS MARTINS OLIVEIRA 3802600742
JOÃO BATISTA DE ALMEIDA JUNIOR 4346833179
ESTEFFANI CRISTIANI FULCO 4351858347
Tutora Presencial: Profª Nadye Gentil
Tutor á Distancia: Profº Rodrigo Rodrigues
Sorocaba
junho/2012
INTRODUÇÃO
Vivemos nos dias de hoje em uma sociedade cuja única certeza é a mudança. E onde tudo muda a toda hora é impossível existir uma receita de sucesso. Os paradoxos que se apresentam aos profissionais desses novos tempos são vários: pensar a longo prazo, mas mostrando resultados imediatos; inovar sem perder eficiência; colaborar, mas também competir; trabalhar em equipe, sendo cobrado individualmente; ser flexível, sem romper padrões; conviver com o real cada vez mais virtual; manter a liberdade, mas estar cada vez mais conectado e em rede; estar focado, sem perder noção do que o cerca; buscar a perfeição em meio à rapidez; ser agressivo, sem perder a emoção; agir rápido e por impulso, mas com consciência; estabelecer-se, mas mudando e inovando sempre; dividir para poder multiplicar.
Assim, para uma empresa se manter no mercado, ela necessariamente deve saber lidar essas mudanças e com o ritmo com que ocorrem essas mudanças. cada vez mais rápidas.
Novas e importantes percepções surgem quando as empresas passam a ser vistas também sob a ótica do conhecimento. No antigo modo de se conceberem as empresas como um agregado de recursos para gerar produtos e serviços, as pessoas eram consideradas fatores permutáveis na equação da produção e o conhecimento era tido apenas como uma condição desejável (REZENDE/2002).
Atualmente, o diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e