Gestão do conhecimento
Conceitos e Modelos de GC Autores pesquisados:
Wiig (1993) Nonaka e Takeuchi (1995) Davenport e Prusak (1998) Chun Wei Choo (1998) McElroy (1999)
Conceito de Davenport e Prusak (1998):
Gestão do conhecimento é a coleção de processos que objetivam governar a criação, disseminação e uso do conhecimento para atingir os objetivos organizacionais.
Conceito de Choo (1998)
A GC deve conter três processos fundamentais: - criação de conhecimento - criação de significados - tomada de decisão
Modelo de Choo (1998)
Conceito de Wiig (1993)
GC é fazer a organização agir de forma mais inteligente pela facilitação da criação, acumulação, desenvolvimento e uso de conhecimento de qualidade.
-Working smarter means that we must approach our tasks with greater expertise – that we must acquire as much relevant and high-quality knowledge as possible and apply it better in a number of different ways. Working smarter “involves making use of all the best knowledge we have available”
Modelo de Wiig (1993)
Para ser usado, o conhecimento deve estar organizado. O conhecimento pode ser organizado na forma de redes semânticas. Redes Semânticas são utilizadas para representar conhecimento, relacionando conceitos em estudo.
Conceitos de Firestone e McElroy (2004)
Gestão do conhecimento é o conjunto de processos que busca a mudança dos padrões atuais de processamento de conhecimento da organização para melhorar tanto esse processamento quanto os outcomes de conhecimento.
Modelo de McElroy (1999)
Conceitos de Nonaka e Takeuchi (1995)
O foco é criação de conhecimento. O conhecimento individual é traduzido em conhecimento organizacional por meio do fluxo do conhecimento tácito para explícito. Essa tradução ocorre por meio de quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
Modelo de Nonaka e Takeuchi (1995)
Conceitos
... propondo uma