Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico
- Entender a Gestão do Conhecimento alinhada ao Planejamento Estratégico;
- Conhecer o conceito utilizado, entendendo os seus principais pilares;
- Discorrer sobre ambos os casos e resumir a experiências adquirida.
1. CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Pode-se O século XXI é marcado por transformações e, sobretudo, por conhecimento. A sociedade, em todos os âmbitos, reflete a busca pela informação, por novas tecnologias e a convergência das mesmas, flexibilidade, entre outros fatores. As pessoas aprenderam a priorizar, ou estão aprendendo a avaliar aquilo que elas ouvem, veem e sentem. Essa é a chamada Sociedade do Conhecimento ou da Informação, que de acordo com Alvin Toffler, um famoso escritor americano, é a Revolução da Informação.
Derivado desse contexto de transformações, as empresas estão em busca de profissionais responsáveis em gerir os recursos tecnológicos, humanos e informacionais e, a partir disso, dentro da Administração, surgem conceitos que auxiliam na configuração desse novo modelo organizacional.
Peter Drucker, um economista, filósofo e um dos principais estudiosos da Teoria Neoclássica da Administração, esclarece o conceito de Sociedade do Conhecimento:
“A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade humana onde o crescimento é potencialmente ilimitado. O conhecimento difere de todos os outros meios de produção, uma vez que não pode ser herdado ou concedido. Ele tem que ser adquirido por cada indivíduo e todos começam com a mesma e total ignorância.”
É preciso entender o que é conhecimento e como ele se classifica para assim extrair o conceito. É a partir desses processos que o conhecimento surge na organização. O conhecimento é dividido em:
Conhecimento Explícito – aquele encontrado externamente, em documentos que registram esse conhecimento.
Conhecimento Implícito – tipo de conhecimento interno, encontrado na mente humana e que posteriormente