Gestão do conhecimento na solução de problemas de gestão da qualidade
1. INTRODUÇÃO
Este estudo de caso foi desenvolvido no departamento de qualidade de uma empresa localizada no México, cujo objetivo principal é apresentar como foi desenvolvido o sistema de informação de falhas de qualidade da empresa.
2. MARCO TEÓRICO
Uma das qualidades mais importantes das organizações é aprender. Para isso elas precisam ter a capacidade de criar, adquirir e transferir o conhecimento, e por conseqüência gerar e refletir outros novos, o que modifica o comportamento da organização. Essa habilidade foi denominada gestão do conhecimento, a qual está intrinsicamente ligada à aquisição, disseminação e utilização do conhecimento, que por sua vez para ser armazenado, desenvolveu-se a memória organizacional.
A memória organizacional não apenas facilita o acúmulo e preserva o conhecimento como também o compartilha visando ao aumento do intelecto organizacional, qual é base à comunicação e ao entendimento.
Dados “tangíveis” (como números, regras e figuras) são geralmente armazenados em sistema de informação; já as informações “intangíveis” (como conhecimento tácito, histórias e anedotas) são comumente ignoradas nas organizações. A fim de criar um sistema que atenda a memória organizacional das duas classes de informação (tangível e intangível), publicações na Internet (entre outras tecnologias) vêm facilitando a criação da tal memória organizacional.
3. ANÁLISE DO PROBLEMA
A informação de falhas de qualidade parte do cliente ao departamento de vendas, qual repassa a informação ao controle de qualidade, que por sua vez notifica o(s) departamento(s) envolvido(s). Há a opção do cliente em informar diretamente o controle de qualidade. O status da falha é passada do controle de qualidade ao departamento de vendas, que repassa ao cliente.
Os problemas existentes foram elencados da seguinte maneira: 1) Perda de tempo na elaboração e distribuição de documentação entre os