Gestão do conhecimento como solução
Claus Jorge Suffert autor do livro A Gestão do Conhecimento Como solução é engenheiro civil eletricista pele URGS/RS, trabalhou durante 6 anos na obra da construção da Refinaria Alberto Pasqualini, da Petrobras; foi engenheiro de projetos na Eisenbau Transatlântica, exercendo suas funções, durante 1 ano na Alemanha.
Durante 25 anos foi colaborador do Grupo Gerdau, iniciando suas atividades como gestor de projetos de grandes empreendimentos, passando posteriormente por diretorias corporativas de expansões, tecnologia e qualidade.
Participa, desde o inicio, da direção do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Foi dirigente esportivo, professor de Resistências dos Materiais na Escola de Engenharia da PUC/RS, e, desde 1996 é consultor em gestão pela qualidade.
O autor se deu conta de que, ao longo de quase 50 anos de atuação em organizações de diversas naturezas, foi migrando de funções eminentemente técnicas, como a de engenheiro, até se tornar um especialista em gestão pela qualidade, sempre guiado pela necessidade de encontrar soluções para problema reais do dia-a-dia.
1. Gestão é um Meio
A gestão do conhecimento significa disponibilizar o conhecimento útil de forma mais econômica, utilizando com eficácia os ativos disponíveis, principalmente os intangíveis. Gerenciar o conhecimento significa transportá-lo de uma fonte ou de um estoque, no tempo real da tarefa que o demanda para o operador que executa.
O conhecimento pode ser tratado como o saber, o ter a receita, o conhecer as razões, o ter o enfoque e a emoção correta o que causa um resultado superior é disponibilizar o conhecimento necessário a quem está executando uma tarefa.
Para controlar o conhecimento de uma determinada área da empresa devemos primeiro avaliar o operador, depois o facilitador da área, o especialista interno e por ultimo o especialista externo. Podemos identificar com isto que, a falta de um especialista no departamento de