Gestão do conhecimento como forma estratégica
Podemos pensar hoje em dia como uma empresa terá seu diferencial, qual será a fonte da vantagem competitiva, depois de ler a respeito do assunto podemos afirmar que a empresa que não estiver pensando em reter o conhecimento tácito não vai ter sucesso, hoje em dia as empresas já estão muito bem informadas a respeito de todas as formas de reter conhecimento tácito.
A espiral do conhecimento, por exemplo, é um dos grandes aliados do empreendedor de sucesso, a socialização é uma parte de compartilhamento de experiências, já a externalização é a articulação do conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão, a combinação é a sistematização e aplicação do conhecimento explícito e da informação e a internalização é compartilhar e criar conhecimento tacito através da experiência direta.
Alem disso as organizações devem compreender as demandas do ambiente competitivo, e entender as necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação do conhecimento. Os resultados são de médio e longo prazo utilizando tecnologia comunicação e apoio, devemos seguir um processo de implantação e gestão do conhecimento de forma substancial. A gestão do conhecimento implica na organização no plano estratégico e operacional nas normas formais e informais. A gestão do conhecimento é um projeto e serve como apoio para as organizações, pensando sempre em enfrentar as dificuldades e os paradigmas que podem ser conflitantes.
O aprendizado em equipe facilita produz resultados, o individuo cresce e a organização também. As empresas não veem mais a gestão do conhecimento como modismo, a gestão do conhecimento, demonstra as suas