Gestão do agronegócio
O termo “agronegócio” é a tradução do termo agribusiness, e se refere ao conjunto de atividades vinculadas com a agropecuária.
Agribusiness ou “agronegócio” é “a soma das operações da produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles”.
O complexo agroindustrial é o conjunto formado pela sucessão de atividades vinculadas à produção e à transformação de produtos agropecuários. Numa linguagem mais rural, pode-se dizer que classificam as atividades “antes da porteira” (farm supplies), atividades “dentro da porteira” (farming) e atividades “depois da porteira” (processing – distribution).
O vocábulo gestão, do latim gestone, significa gerir, gerenciar, administrar um empreendimento a gestão da empresa, como agente econômico, tem a finalidade de realizar transações econômicas com o ambiente externo ou sistema econômico e se principal papel é cumprir a missão social de produzir utilidades que atendam às necessidades humanas e em função desta, atingir seus objetivos de crescimento e desenvolvimento, através da eficiência e eficácia com que operam. A Gestão procura avaliar as formas pela qual a empresa atinge seus objetivos, com base no planejamento, execução e controle das atividades. Para tanto, as empresas são organizadas por áreas de responsabilidades a fim de permitir o planejamento, o controle e a mensuração do resultado econômico dessas áreas com o intuito de oferecer alternativa e de induzir os gestores responsáveis a tomar as melhores decisões que propiciem a eficácia empresarial.
A palavra cooperação, etimologicamente, vem do verbo latino cooperari, de cum e operari = operar juntamente com alguém. Significa trabalhar junto, trabalhar em conjunto. E cooperativismo é a doutrina que visa à renovação social por meio da cooperação.
A cooperativa é organismo