gestão de trans´porte
RESPOSTAS
1-O Brasil perde o equivalente a US$ 83,2 bilhões por ano com custos logísticos em função de problemas que vão desde a elevada burocracia até a limitada infraestrutura de estradas, ferrovias, portos e aeroportos. O prejuízo representa em torno de 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB). O Brasil não investe o suficiente para recuperar nem o que perde, o Brasil precisaria triplicar o que investe, o pais tem a pior situação entre concorrentes eminentes: Rússia Índia e China.
2-Hoje em dia os transportes são muito importantes porque nos facilitam muito a vida. Os transportes aproximaram localidades em termos de distância e de tempo, o que vai facilitar com que as pessoas venham a chegar ao local pretendido mais rapidamente. Os transportes tornaram-se importantes para o desenvolvimento económico e social porque fazem com que a população chegue a vários locais como os seu trabalho, as suas casas, locais de lazer, locais para fazerem compras entre outros. Estes também têm outras vantagens como geram emprego, influencia a distribuição espacial das atividades económicas, incentivam o alargamento dos mercados, etc. Podemos assim concluir que os transportes são muito importantes no desenvolvimento económico e social das regiões porque facilitam muito a vida da população face ao seu deslocamento e quebram o isolamento das populações.
3-As decisões estratégicas se caracterizam pelos impactos de longo prazo, e se referem basicamente a aspectos estruturais. As decisões operacionais são geralmente de curto prazo e se referem às tarefas do dia a dia dos responsáveis pelo transporte. São basicamente quatro as principais decisões estratégicas no transporte: escolha de modais; decisões sobre propriedade da frota; seleção e negociação com transportadores; política de consolidação de cargas. Dentre as principais decisões de curto prazo, podemos destacar: planejamento de embarques; programação de veículos; roteirização; auditoria de