Oralidade e Letramento
É uma pratica social interativo para fins comunicativos que apresenta sob varias formas de gêneros textuais fundados na realidade sonora.Ela vai desde a realização informal até a mais formal, passando pelos vários contextos de uso.Uma sociedade pode ser tolamente oral, ou de oralidade secundaria, podendo ser caracterizada pela distinção dos povos com ou sem escrita.Caracterizando essa posição, nós brasileiros, por exemplo, seriamos hoje um povo de oralidade secundaria, tendo em vista o uso intenso da escrita no nosso país.
2. DEFINIÇÃO DE LETRAMENTO Por sua vez envolve as mais variadas técnicas de escrita, nas suas variadas formas existentes na sociedade e pode ir desde uma apropriação mínima da escrita, tal como o individuo analfabeto, mas letrado porque identifica o valor do dinheiro, consegue identificar o ônibus que vai tomar, sabe fazer cálculos complexos e sabe distinguir as mercadorias pelas marcas etc, mas não consegue escrever cartas e nem ler jornais regularmente, a´r uma apropriação profunda como o individuo que desenvolve tratados de filosofia e matemática, ou que escreve romances.Portanto letrado é o individuo que participa de forma significativa de eventos de letramento e não apenas aquele que faz o uso formal da escrita.
3. DA TRADIÇÃO ORAL À ESCRITA
Os membros das sociedades orais possuíam apenas recursos de sua memória para ao longo do tempo reter e transmitir as representações que lhes eram convenientes de perdurar. Para isso utilizavam recursos como a dramatização, personalização e artifícios narrativos diversos, afim de que as representações tivessem mais chances de sobreviver a um ambiente composto quase unicamente por memórias humanas.As mensagens linguísticas eram sempre recebidas no mesmo tempo e lugar em que eram transmitidas. Tanto o emissor quanto o receptor compartilhavam um universo de significados semelhantes e todos evoluíam no mesmo universo semântico, no mesmo contexto. Nestas culturas não