Gestão de transportes
É o deslocamento de bens de um ponto a outro da rede logística, respeitando as restrições de integridade da carga e de confiabilidade de prazos. Não agrega valor aos produtos, mas é fundamental para que os mesmos cheguem ao seu ponto de aplicação, de forma a garantir o melhor desempenho dos investimentos dos diversos agentes econômicos envolvidos no processo.
Importância de Sistemas de Transportes
Um melhor sistema de transporte contribui para: aumentar a competição no mercado; garantir a economia de escala na produção; reduzir preços das mercadorias.
“O transporte é o elemento mais importante do custo logístico na maior parte das empresas”
(conf. Assoc. Americ. de Transp., o frete significa 2/3 do custo logístico e cerca de 10% do PNB)
Deficiência de Dados Estatísticos
4.3.1. Base de Dados do Setor de Transporte 4. Principais Causas que Afetam a Eficiência no Transporte de Cargas Brasileiro
O setor de transporte de cargas brasileiro sofre com a ausência de uma política abrangente de coleta e análise contínua dos seus principais indicadores de desempenho. • Conforme pode ser verificado na EUA ESTATÍSTICAS DE tabela ao lado, existe uma grande Alocação de Recursos Governamentais e Privados deficiência de dados estatísticos Consumo de Energia do Setor de Transporte sobre o setor. Infra-estrutura por modal • Esta deficiência é causada, principalmente pela ausência de uma entidade que seja responsável pela coleta de estatísticas e análises abrangentes e contínuas sobre o transporte de cargas e seus efeitos no desenvolvimento do País. • Como referência pode-se citar o Bureau of Transportation Statistics norte-americano que realiza análises sobre o transporte a partir dos seguintes enfoques: impactos econômicos, segurança, mobilidade, energia e meio ambiente e segurança nacional.
Quilometragem percorrida Toneladas Transportadas Produção de Transporte (TKU) Contribuição do Transporte (% do PIB) Faturamento do setor de transporte Empregos do