gestão de transporte
Os sistemas de transporte não apresentam uma definição exata, existem várias caracterizações para os sistemas de transporte de acordo com o tipo de transporte utilizado ou a infra-estrutura do mesmo. Uma definição utilizada passa por se considerar que existem múltiplos tipos de transporte, sendo cada um deles definido como um sistema isolado. Alguns tipos de transporte podem ser vistos como uma combinação entre a parte física do sistema e os de informação que permitem a realização da atividade de transporte. O transporte é um elemento importante no desenvolvimento da economia de um país, tendo os seus sistemas de gestão sofrido mudanças ao longo do tempo. A gestão da organização como um todo, tem sido considerada na atualidade como um dos fatores mais importantes para a estratégia empresarial. A constante quebra de barreiras comerciais exige uma alta competitividade das empresas, sendo o setor de logística um dos pontos desafiadores, já que a gestão adequada dos diversos setores da organização é que mantém a mesma operante e competitiva, capaz de orientar-se no mercado de forma eficiente. Estudos recentes comprovam a importância da logística para a eficiência das empresas e, aliada às diversas funções logísticas, destaca-se a função de transporte, tão importante quanto à armazenagem e o estoque.
Na operação logística, as atribuições do transporte estão relacionadas, principalmente, às dimensões de tempo e utilidade de lugar. De acordo com Nazário (apud FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 2008, p. 126):
Transporte de mercadoria tem sido muito utilizado para suprir a necessidade de seus compradores dentro do prazo. Com o avanço da tecnologia permitindo a informação em tempo real sabendo onde está e quanto chega. O transporte continua sendo fundamental no objetivo logístico que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível. A gestão em tempo real é assegurada através do uso de sistemas de gestão