Gestão de transportes
Gestão de Transportes e distribuição; Consolidação e posicionamento de terminais; Avaliar os riscos de carga na movimentação de mercadorias; Conhecer a composição das sistemas de distribuição e roteirização ode entregas.
Prof. Aristeu Zanqueta da Silva aristeu@sumare.edu.br
244
CONSOLIDAÇÃO
• Segundo Ballou, (1993 p. 311) criar grandes carregamentos a partir de vários outros pequenos (consolidação) é fator economicamente importante no planejamento Logístico. Resulta das economias de escala associadas a maiores lotes de carga nas estruturas de fretes. Gerentes usam este conceito para melhorar sua estratégia. Por exemplo, pedido que chegam num terminal podem ser combinado com outros que chegam mais tarde, aumentando o carregamento médio e diminuindo o custo unitário médio de transporte. • Padronização A variedade extrai um preço do canal logístico. A proliferação de produtos pode aumentar estoques e diminuir o trabalho dos lotes de carga. Dividir demanda entre dois itens ao invés de apenas um pode incrementar o nível de estoque em dois terços. A questão chave é como prover a variedade desejada pelos cliente sem aumentar dramaticamente os custos.
245
CONCEITO PARA O PLANEJAMENTO DO SISTIEMA
• Conceitos Gerais
De acordo com Ballou, (1993 p. 312) custo e nível de serviço são dois fatores óbvios para projetar os sistema logístico. Sua análise permite indicar o melhor plano estratégico. Porém, uma análise deste tipo pode significar um esforço de seis meses a dois anos e custar de $30 a $ 300 mil. Alguns conceitos que limitem o número de alternativas possíveis e acelerem o processo de seleção podem ser de grande valia.
Alguns destes conceitos e princípios são: • • • Características dos produtos; Ciclo de vida do produto; Fluxo de bens
246
CONCEITO PARA O PLANEJAMENTO DO SISTIEMA
•
Conceitos para o bom projeto de sistemas
Ballou, (1993 p. 316) entende que Conceitos de localização é: buscar facilidade produtivas,