Gestão de ti
ELY DANTAS ANDRADE
Modelos de Melhores Práticas de Governança de TI
Prof. Marcus Venicius
Fortaleza, junho de 2012
Cobit
COBIT é um guia de boas práticas apresentado como framework, dirigido para a TI, seus objetivos principais são: objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento. Utilizado como meio para aperfeiçoar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento percebido.
Critérios de Informação ou Requisitos de Negócio
Efetividade Eficiência Confidencialidade Integridade Disponibilidade Conformidade Confiabilidade
Recursos de TI
Aplicações Informações Infraestrutura Pessoas
Processos de TI
Domínios Processos Atividades
A Estrutura cobre quatro domínios sendo eles:
Planejar e Organizar Adquirir e Implementar Entregar e Dar Suporte Monitorar e Avaliar
Planejar e Organizar
O domínio de Planejamento e Organização cobre o uso de informação e tecnologia e como isso pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos e metas. Ele também salienta que a forma organizacional e a infraestrutura da TI devem ser consideradas para que se atinjam resultados ótimos e para que se gerem benefícios do seu uso.
Adquirir e Implementar
O domínio de Adquirir e Implementar cobre a identificação dos requisitos de TI, a aquisição de tecnologia e a implementação esta dentro dos processos de negócio da companhia. Esse domínio também lida com o desenvolvimento de um plano de manutenção que a companhia adota para prolongar a vida do sistema de TI e de seus componentes.
Entregar e Dar Suporte
O domínio Entregar e Suportar foca aspectos de entrega de tecnologia da informação. Cobre a execução de aplicações dentro do sistema de TI e seus resultados, assim como os processos de suporte que permitem a execução de forma eficiente e efetiva. Esses processos de suporte