Gestão de ti
1 - Considerando a importância da TI como fator condicionante dos modelos de gestão de pessoas, este trabalho tem o objetivo descrever como a TI pode auxiliar as organizações na adoção dos novos modelos de gestão de pessoas.
Em função da temática pouco estudada, os autores decidiram não restringir o estudo a uma única empresa ou à esfera pública ou privada. A partir de estudos e conceitos elaborados por Fischer e Ulrich, foi adotada abordagem de pesquisa qualitativa das soluções de TI que contribuem para a adoção dos novos modelos de gestão de pessoas. Foi realizado estudo exploratório e descritivo do tema baseado na literatura recente, sendo, portanto, desenvolvido exclusivamente com dados secundários, incluindo livros, artigos, trabalhos acadêmicos e sites da Internet. A necessidade de estabelecer relações entre gestão de pessoas e tecnologia da informação de forma abrangente, sem o estudo específico de uma única empresa, culminou na escolha natural pela pesquisa qualitativa de dados, que se baseou fortemente na credibilidade dos autores pesquisados. Para confirmar a pertinência e aplicabilidade dos estudos, foi utilizada a pesquisa de tendências em gestão de pessoas Delphi RH 2010. O uso desta pesquisa e dos estudos de Fischer e Ulrich permitiu que o trabalho realizado fosse tanto teórico e abrangente, quanto vinculado à realidade das organizações, e coerente com suas necessidades atuais.
2 - A Tecnologia da Informação está permeando a cadeia de valor, em cada um de seus pontos, transformando a maneira como as atividades são executadas e a natureza das interligações entre elas. Está, também, afetando o escopo competitivo e reformulando a maneira como os produtos e serviços atendem às necessidades dos clientes. Estes efeitos básicos explicam porque a Tecnologia da Informação adquiriu um significado estratégico e diferencia-se de muitas outras tecnologias utilizadas nos negócios.
3- Aliado a esse fator, Davenport