Gestão de tecnologias digitais
Gestão de Tecnologias Digitais
MBA Marketing Digital 01
Panorama digital, impactos e gestão competitiva no cenário educacional do sistema de ensino de línguas estrangeiras à distância
Alunas: Marcela Alves Borém Paula Rabelo Tamara de Souza Campos
O cenário pré-digital do sistema educacional
O resgate histórico e o fortalecimento da necessidade do estudo
Em qualquer projeção que se faça do futuro, há uma grande exigência pelo conhecimento. Por isso, há um consenso de que o desenvolvimento de um país está diretamente ligado à qualidade da educação que este oferece. Podemos definir nossa era como a “era do conhecimento”. Dada relevância ao conhecimento, podemos dizer que vivemos absolutamente na era do conhecimento, na sociedade do conhecimento, sobretudo em conseqüência da informatização e do processo de globalização das telecomunicações a ela associado.
Enraizada numa seleta sociedade destinada à minoria, a educação tradicional iniciou seu declínio já no movimento renascentista, fim do século XIV, início do século XVI. Porém, apesar do processo defeituoso, ela ainda sobrevive. Tanto a concepção tradicional de educação quanto a “nova educação”, amplamente consolidadas, terão um lugar garantido na educação do futuro - eis a exigência durante a projeção do futuro.
A educação tradicional e a nova têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual. Todavia, o traço mais original da educação desse século é o deslocamento de enfoque do individual para o social, para o político e para o ideológico.
Entretanto, há idéias universalmente difundidas, entre elas a de que não há idade para se educar, de que a educação se estende pela vida e que ela não é neutra.
O processo de aprendizagem evolui a passos lentos, considerando o cenário atual: inúmeras ferramentas à disposição, que são pouco ou erroneamente utilizadas. Embora haja diversas instituições que promovem o